Congo vai liderar a cimeira dos Grandes Lagos

Angola depois de ter exercido dois mandatos o Presidente da República, João Lourenço, fará a entrega do testemunho ao seu homólogo congolês, Dennis Sassou Nguesso.

99
COMPARTILHE

Angola passa amanhã a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos à República do Congo, durante a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização que decorre em Brazzaville.

O Presidente da República, João Lourenço, fará a entrega do testemunho ao seu homólogo congolês, Dennis Sassou Nguesso, depois do país ter exercido dois mandatos consecutivos. A cimeira marca também a primeira participação internacional de João Lourenço como Presidente da República.
O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que confirmou a deslocação do Presidente da República a Brazzaville, lembrou que a região dos Grandes Lagos é das regiões mais em foco no continente africano e das mais conhecidas no mundo, apesar de não ser pelas melhores razões, pela quantidade de conflitos de grassam na região.

Durante 4 anos, Angola assumiu a Presidência da organização criada em 1994 e que participa igualmente o Burundi, República Centro Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

COMPARTILHE