Donald Trump despede Rex Tillerson e nomeia director da CIA

O actual presidente dos EUA, Donald Trump, agradeceu a Rex Tillerson pelo serviço prestado e confirmou que o director da CIA, Mike Pompeo, será o novo secretário de Estado.

101
COMPARTILHE

“Mike Pompeo, diretor da CIA, será nosso novo secretário de Estado. Ele vai desempenhar um trabalho fantástico! Agradeço a Rex Tillerson pelo seu serviço! Gina Haspel ocupará o cargo de nova diretora da CIA e será a primeira mulher a ocupar o posto. Parabéns a todos”, informou Donald Trump na sua conta do Twitter.

Um oficial da Casa Branca informou que as mudanças no gabinete têm a ver com o intuito de Trump reorganizar a equipe em meio às negociações futuras com a Coreia do Norte. No início de 2018, Pompeo avisou que Pyongyang estaria a alguns meses de ser capaz de lançar míssil contra alvos em qualquer parte dos EUA. No ano passado, o director da CIA mencionou ser a favor da mudança do regime na Coreia do Norte.

Por outro lado, a Rússia já reagiu à notícia. Segundo declarou o primeiro vice-presidente do Comitê para Defesa do Conselho da Federação da Rússia, Yevgeny Serebrennikov, Moscou está disposta a cooperar com o novo secretário de Estado dos EUA, mas não tem ilusões quanto à normalização das relações.

“A Rússia vai cooperar com todos que são designados a este ou a outro cargo na administração de Trump. Temos aplicado política de redução de tensões nas relações entre os nossos países, mas não vemos esse empenho nos nossos parceiros”, referiu o parlamentar.

COMPARTILHE