Azeredo Lopes vai visitar Angola para “acalmar” situação diplomática

O ministro da Defesa de Portugal, Azeredo Lopes desloca-se a Angola dentro de duas semanas para acalmar a relação entre os dois países. Esta será a primeira visita de um ministro português desde o início das tensões diplomáticas.

87
COMPARTILHE

O ministro da Defesa deve deslocar-se a Angola nas próximas duas semanas. O Governo acredita que esta visita oficial vai mesmo acontecer. O Executivo de António Costa olha para esta viagem como um “sinal de boa vontade” por parte dos angolanos, já que é a primeira visita de um ministro português ao país desde as relações diplomáticas com Portugal e Angola começaram a ficar tensas.

As relações diplomáticas entres os dois países estão tensas devido ao processo Operação Fizz, no qual o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente, é arguido. Luanda quer que o processo seja transferido para Angola e tem levado a cabo várias retaliações de carácter político, como a ausência da nomeação de um embaixador em Lisboa.

Azeredo Lopes desloca-se a Angola no âmbito da cooperação técnico-militar que Portugal mantém com vários países da CPLP.  O programa da visita ainda não se encontra concluído e continua em dúvida o possível encontro com o seu homólogo angolano.