Nomeado a 17 de Maio pelo Presidente da República, João Lourenço, Carlos Fonseca substituiu no cargo José Marcos Barrica, exonerado por decreto presidencial, no dia 23 de Abril.
O embaixador Carlos Fonseca já exerceu as funções de secretário para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional do Presidente da República durante o mandato do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.
Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola. As empresas portuguesas têm uma forte presença na economia angolana, fundamentalmente, nos sectores da construção e da banca. Portugal é igualmente um importante exportador de produtos alimentares e bebidas. Angola, por via das empresas privadas, tem vários investimentos em Portugal com actividades que vão desde a energia, telecomunicações à banca.