Angola e África do Sul reforçam cooperação económica em Agosto

Angola vai assinar em Agosto um conjunto de acordos de cooperação económica bilateral estratégica com a África do Sul.

54
COMPARTILHE

Em entrevista à Lusa, o ministro adiantou que as negociações encontram-se em estado “muito avançado” e que nas áreas em que vão cooperar os dois governos estão a trabalhar com empresas e instituições, principalmente na área financeira, porque, sublinhou, “sem ela todas as acções não passarão do papel”.

“A África do Sul, para nós, é um parceiro estratégico”, afirmou. “Entendemos que, para eles, Angola também é um parceiro estratégico”, frisou.

“Vamos trabalhar para fazermos projetos de interesse comum no domínio das infraestruturas, estradas, possivelmente uma autoestrada entre a África do Sul e Angola, e queremos usar o facto de a África do Sul ser um dos membros dos BRICS para que possamos ter acesso também a fundos que os BRICS têm para projetos de infraestruturas que tenham um impacto regional”, precisou o governante angolano.

“Ao nível bilateral, a África do Sul, acreditamos, vai voltar a Angola no sector dos diamantes de onde se tinha quase retirado, mas a África do Sul quer também entrar connosco nas áreas da Agricultura e Turismo, e nós queremos naturalmente criar primeiro, o suporte institucional para que os operadores privados possam julgar o seu papel”, disse.

COMPARTILHE