Caminhos-de-ferro vão ser parcialmente privatizados

O governo angolano está a elaborar o processo de privatização parcial das três principais linhas de caminhos-de-ferro, devido a falta de divisas que o país enfrenta.

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Trata-se das linhas de Norte para Sul, a de Luanda, que liga a capital a Malanje, a de Benguela, que vai do porto do Lobito a Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo e a de Moçâmedes, que liga a Menongue.

O CLBrief, um serviço de informação sobre a China e os países de língua portuguesa, escreveu que para que o processo venha a ser bem-sucedido é necessário que o governo despenda fundos para melhorar as condições técnicas das linhas de caminhos-de-ferro.

relatório técnico confidencial sobre o estado das três linhas obtido pelo CLBrief concluiu que a linha de caminho-de-ferro de Benguela não satisfaz os padrões internacionais mínimos para que possa servir para escoar o minério de cobre extraído nas minas da RD do Congo.

As conclusões do estudo indicam ainda que a fim de permitir a expansão do caminho-de-ferro de Benguela é necessário modernizar a linha em toda a sua extensão, 1344 quilómetros, bem como comprar 2500 vagões preparados para transportar diversos tipos de carga.

 

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