Bolsonaro eleito oitavo presidente do Brasil

O candidato do PSL foi eleito com mais de 55% dos votos válidos. Numa curta mensagem no Facebook, Bolsonaro afirmou que o Brasil não poderia continuar a ter uma relação profunda "com o socialismo, o comunismo, o populismo e o extremismo da esquerda".

120
COMPARTILHE

O novo presidente do Brasil foi eleito no domingo. Quando as urnas apuradas representavam 92,08%, Jair Bolsonaro (PSL) já tinha 55,63% dos votos válidos contra 44,46% de Fernando Haddad (PT).

Bolsonaro já afirmou que seu governo será “constitucional e democrático e trabalhará para recuperar” o “respeito internacional” pelo Brasil.

A imprensa mundial destacou também a vitória de Bolsonaro. A revista alemã Spiegel avança Bolsonaro representa uma “mudança radical” na política do Brasil, ao passo que o New York Times e o Washington Post desvalorizam que Brasil entrou na extrema-direita com a eleição do candidato pelo PSL.

Para a CNN, a vitória de Bolsonaro encerra uma das campanhas políticas mais polarizadoras e violentas da história do Brasil. O jornal argentino Clarín destacou que o “capitão chegou às eleições com uma fórmula totalmente militar”.

O resultado das eleições brasileiras em alguns países são também conhecidos. Jair Bolsonaro ganhou no Reino Unido (61,38%) e na Suíça (58,4%) do total de votos apurados naqueles países, enquanto na França a votação deu a vitória a Fernando Haddad com 69,45% dos votos.

COMPARTILHE