Alhaji Aliko Dangote é o homem mais rico de África

Alhaji Aliko Dangote está entre os homens e mulheres mais ricos do mundo, informou, hoje (12), a Revista Forbes.

114
COMPARTILHE

Ocupando o 23º lugar no ranking da publicação, o nigeriano, com 57 anos, tem uma fortuna avaliada em US$ 25 bilhões, o que o coloca também como o homem mais rico da África.

Vindo de uma família de comerciantes promissores, o empresário começou a sua vida profissional de forma modesta em um pequeno negócio nas áreas de cimento, açúcar e outros produtos do gênero alimentício, depois de se formar em Administração de Empresas, no Cairo, Egito.

Actualmente dono da Dangote Group continua nas áreas que fizeram a empresa crescer e atua também nos segmentos da agricultura e petróleo, sector que pretende investir na construção da primeira refinaria da Nigéria. O conglomerado, que está presente em 14 países com destaque para África do Sul, Zâmbia, Senegal, Etiópia, Serra Leoa e Gana, tem sede em Lagos e emprega 11 mil funcionários.

Desde 2010, Dangote participa de fusões com outras grandes companhias como a Benue Cement Co. Juntas, as empresas impulsionaram a produção, contribuindo para tornar a Dangote Cement, uma das empresas do conglomerado, o maior produtor de cimento da África.

Em entrevista ao site Bloomberg, Dangote declarou “nossos produtos podem ser simples sacos de cimento, mas milhões de africanos vão usá-los para construir um continente que é rico em oportunidades para empreendedores e investidores”.