Rendimento aduaneiro do país acresce 43 por cento em 2018

As receitas aduaneiras de 2018 cifraram-se em 451.703.173.656 mil milhões de KZ, registando um acréscimo de 43,8% em relação ao ano passado, informou o administrador da AGT, José Dinis Dungo.

73
COMPARTILHE

O responsável da Agência Geral Tributária avançou esses dados, em Luanda, na abertura de uma reunião tripartida entre as Administrações Aduaneiras das Repúblicas de Angola, Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia, todos membros da Comunidade dos Países da África Austral (SADC).

Segundo o administrador, os números resultam do trabalho desenvolvido nas 79 fronteiras terrestres que a AGT tem sob sua tutela e nas 36 delegações aduaneiras das 18 províncias do país, supervisionadas pelos três mil e 800 trabalhadores.

Tendo em conta o crescente volume de trocas comerciais entre os países africanos, José Dinis Dungo considera ser imperiosa a partilha de experiências e iniciativas, no sentido de se reforçar a colaboração a nível dos postos fronteiriços comum, com novas infra-estruturas.

“(….) É importante melhorar-se a conexão de sistemas informáticos, efectuar-se patrulhamentos e, por conseguinte, alcançar-se uma maior arrecadação dos direitos aduaneiros e demais imposições, através da cooperação estreita entre administrações aduaneiras”, defendeu.

O encontro, que decorrerá até ao dia 15 deste mês, ficou marcado pela ausência da República Democrática do Congo neste seu primeiro dia.

COMPARTILHE