Ministro das Relações Exteriores de Portugal em Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, desloca-se a Luanda esta semana acompanhado de dois secretários de Estado, numa visita que tem, entre outros objectivos, a preparação da viagem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Angola.

70
COMPARTILHE

Esta visita, de dois dias, que começa esta quinta-feira, “tem como objetivo o reforço do já estreito relacionamento bilateral, inserindo-se igualmente no quadro da preparação da visita de Estado que o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, realizará proximamente a Angola”, diz um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.

“A delegação portuguesa incluirá o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, que abordarão assuntos relacionados com a cooperação financeira entre Portugal e Angola”, adianta a mesma nota do MNE.

Outro “tema importante” a tratar durante a visita de Santos Silva a Angola, segundo o MNE, será o acompanhamento do Programa de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP) e do Projecto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN).

Estes dois projectos de cooperação delegada são financiados pela União Europeia e são implementados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Hoje, quinta-feira, dia da chegada a Luanda, Augusto Santos Silva e comitiva têm um encontro com empresários portugueses na residência do embaixador de Portugal em Luanda.

Na sexta-feira, dia em que o ministro português se reunirá com o seu homólogo angolano, Manuel Augusto, os secretários de Estado da Internacionalização e Adjunto e das Finanças reúnem-se com o ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira.

COMPARTILHE