JES rejeita apoio do Estado para viagem médica a Espanha

João Lourenço tentou convencer José Eduardo dos Santos a respeitar procedimentos protocolares de apoios a antigos titulares do poder Executivo, por questões de segurança, mas…

149
COMPARTILHE

José Eduardo dos Santos viaja amanhã, terça-feira, 16, pela TAP, para o Reino de Espanha com passagem por Lisboa, Portugal, a fim de submeter-se à exames médicos de rotina.

Contudo, a decisão do antigo estadista de optar por uma companhia estrangeira em detrimento da nacional TAAG, “contraria diligências protocolares e logísticas desencadeadas pelo Estado angolano nas últimas semanas, que pôs à sua disposição uma aeronave compatível com o seu estatuto”, refere um comunicado da Casa Civil do Presidente da República.

Os esforços para convencer JES a recuar na decisão que tomou, levou o Presidente João Lourenço a deslocar-se até a residência do primeiro, por volta das 17 horas (horário de Angola) de hoje, e conversaram.

Segundo o comunicado da Casa Civil, JES manteve sua decisão de rejeitar a utilização do meio aéreo contratualizado, “apesar de accionados todos os canais de diálogo e persuasão em ordem a prevalecer as normas e os princípios de protocolo atendíveis, sem que, contudo, tais esforços desembocassem numa solução para o impasse”.

A Casa Civil do Presidente da República informa, em comunicado, que, perante tal situação, o Executivo lamenta profundamente a atitude tomada por JES, “cujas consequências não são da sua responsabilidade”.

COMPARTILHE