Rebita passa a Património Imaterial Nacional

A música e dança Rebita é agora Património Imaterial Nacional, de acordo com o Decreto Executivo de 12 de Abril, assinado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que destaca a importância desta dança para o País e a necessidade da sua preservação.

51
COMPARTILHE

Por: Félix Abias

“A Rebita foi uma das mais importantes danças e cantares do País, hoje circunscrita, particularmente, à província de Luanda, e, havendo interesse de declarar como património imaterial de forma a evitar o seu desaparecimento e de promover medidas visando a sua valorização e preservação para as gerações futuras, é classificada como Património Cultural Imaterial Nacional”, sublinha o decreto.

Carolina Cerqueira afirma que apoiar a revitalização e conservação das tradições culturais em vias de desaparecimento, constitui uma das tarefas fundamentais do Estado angolano.

“Compete às entidades competentes da administração local do Estado, em colaboração com os agentes culturais e cidadãos desenvolver as acções de revitalização e conservação da Rebita, e tomada de medidas para a efectiva protecção e valorização do referido património”, recomenda Carolina Cerqueira.

COMPARTILHE